Tel/Whatsapp.: +55 (21) 9 9735 2305

Email: guigamafly@gmail.com

FALE CONOSCO
SIGA NAS REDES SOCIAIS
  • Instagram Clean

Facebook

Instagram

 

 Guilherme Gama, ou melhor, “Gui Gama”, como é conhecido

na praia do Pepino em São Conrado, é um carioca da gema,

nascido em 24 de novembro de 1959 no bairro de Botafogo, e

criado entre os bairros da Gávea, Leblon e São Conrado, onde

mora desde 1976. Era também um frequentador assíduo da

praia do Arpoador, principalmente no entardecer das longas

tardes do verão carioca no final da década de 1960. Foi ali que

começou o encantamento pelo surf, ao assistir maravilhado os

pioneiros deste esporte no Brasil.

 

No final da década de 1970, influenciado por alguns amigos

também surfistas, ficou fascinado com a hipótese de descer

voando de asa-delta da Pedra Bonita até o pouso na praia do

Pepino, em São Conrado. Começou a ter umas aulas

“clandestinas” com um amigo de adolescência que voava há

pouco tempo. O seu 1º voo aconteceu em janeiro de 1979.

A partir daí, com a facilidade pela moradia em São Conrado,

o entusiasmo inicial cresceu de tal maneira que o surf foi

deixado de lado por algum tempo, e a prática intensiva deste

novo e desafiador tipo de surf passou a ocupar a maior parte do

seu tempo: de manhã, de tarde e muitas vezes também à noite,

quando a lua cheia brilhava clara no alto da Pedra Gávea…

Assim aconteceu o acúmulo de milhares de horas de voo sobre o

maciço da Tijuca e vários outros locais pelo Brasil, e também anos

depois na Austrália e na Indonésia .

 

Além de adquirir habilidade e destreza na pilotagem de uma asa delta, a sua paixão pelo voo resultou na criação da Escola Carioca de Voo Livre com mais 3 amigos, sendo um deles o grande amigo e compadre Pepê Lopes, o saudoso campeão mundial da modalidade. Como grande entusiasta do esporte, conseguiu se destacar também nas competições, tornando-se campeão em disputas espetaculares no vale de São Conrado, como também na modalidade “cross country” que era praticada em outros lugares no território brasileiro.

Entre 1983 e 1987, conseguiu conciliar o seu tempo entre o voo livre profissional e uma prestigiosa carreira de modelo fotográfico, realizando boas campanhas publicitárias no Brasil e no exterior para grandes marcas mundiais. Em  julho de 1987, surgiu a oportunidade de partir para uma jornada de autoconhecimento na ilha de Bali na Indonésia, onde acabou conhecendo a sua mulher e mãe de seus filhos, motivo que o fez residir na ilha indonesiana entre 1987 e 2003 .

Durante esse longo período na ilha de Bali, o voo livre continuou presente em sua vida, pois além dos voos feitos em São Conrado durante suas visitas a família nos verões cariocas, a grande aventura da descoberta da possibilidade de voar em Bali fez com que a moradia por lá se tornasse ainda mais prazerosa: depois das ondas perfeitas que surfava na parte da manhã no famoso pico de Uluwatu, partia para uma decolagem nos deslumbrantes “cliffs” entre Nusa Dua e Uluwatu onde assistia ao pôr do sol e ao nascer da lua no mar. Uma emoção impossível de ser traduzida em palavras…

 

 

Depoimentos

 

"Assim que iniciei meu curso de voo, e lá se vão muitos anos, o nome do Gui Gama, "Mestre Gui",  já era uma referência muito forte, não demorou pra eu entender porque tanta reverência. Gui é um gentleman, aquele "cara" de bem com a vida e a vida de bem com ele. Extremamente talentoso, vê-lo voar era uma aula pra todos, elegância com muita técnica e habilidade. Com o tempo fui conhecendo alguns de seus muitos outros talentos, apenas pra citar alguns, o surf, golf e mais recentemente no SUP, todos em altíssimo nível, um esportista eclético além de empresário bem sucedido.

Alguns atletas se destacam porque treinam até alcançarem um alto padrão, outros porque simplesmente nasceram talentosos e tudo que se propõem a fazer o fazem com perfeição, Gui é um desses poucos privilegiados, por isso quando me dirijo a ele, mesmo depois destes 30 e tantos anos, é sempre com muitas reverências, "Mestre Gui".

 

Nader Couri 

Carioca, arquiteto e piloto de asa delta 1982, é um apaixonado pelo Rio de Janeiro e um dos pilotos mais experientes e assíduos que sobrevoam o Corcovado nessas ultimas décadas. Por isso mesmo ele transformou tôda essa emocionante aventura no documentário - "ASAS UM SONHO CARIOCA" -: premiado como melhor filme na "V mostra Internacional de filme de montanha" : http://www.asasumsonhocarioca.com

 

"Sou amigo do Gui ha mais de 30 anos e o que posso dizer  e'que ele e'um amigo de verdade, para mim mais que um irmão, e um esportista de primeira linha.

O que me fascina nele é a enorme alegria de viver e o entusiasmo  e a dedicação com que se entrega aos esportes seja la quais forem : surf, sup, golf, voo livre e outros mais.Tem uma família maravilhosa e para mim e um prazer e uma honra ser amigo dele."
 

Andre Sansoldo
Um dos pioneiros e grande entusiasta do voo Livre em São Conrado, ele foi o primeiro campeão Brasileiro de Voo Livre em 1975 ; tendo participado da 1a equipe Brasileira numa competição Internacional de Voo Livre, no ano de 1976 em Kossen - Austria . É um dos mais experientes pilotos de linha aérea em helicópteros - "PLAH ";

atividade que exerce com muita competencia e reconhecimento profissional há 42 anos .

Alem disso, André é um surfista assíduo que pode pode ser encontrado praticando o SUP  -  "Stand Up Paddleboard' -  em todos os picos de surf da orla carioca … vide : http://www.youtube.com/watch?v=So6VtwTLPN8
 

"Gui, o que posso dizer é que o voo livre entrou na minha vida e não saiu mais. Começou como esporte, lazer, mas acabou também me mostrando um outro caminho o profissional. Adoro voar, tanto a lazer como a trabalho, nos aviões e helicópteros, e parte desta conquista eu devo a você que me ensinou os fundamentos principais, de teoria de voo, meteorologia e de segurança. Tive sorte, muito obrigado Gui!"

 

Octavio Fiães

Começou a voar livre em 1981, sendo um dos melhores alunos de Gui Gama em atividade até os dias de hoje, como um exímio piloto  e frequentador assíduo dos melhores locais para o voo livre na modalidade "cross country" ( distancia livre ) no Brasil . 

Após décadas de experiencia no comando de aeronaves da "Boeing" ( 737-200, 737-300, 737NG, 757 e 767 ), atualmente trabalha como co-piloto dos helicópteros AW 139, na Omni Taxi Aereo .

 http://ofiaes.blogspot.com.br/

"Mais do que amigo ,parceiro de inúmeros voos indescritíveis. Posso afirmar que com certeza o Gui é um dos melhores pilotos de voo aqui no Vale de São Conrado.

Poucos aqui conseguem ganhar dele num mano a mano. Na sua atual atividade de instrutor de voo Duplo seu diferencial é visível  (técnica, segurança, forma de tratar os alunos e o domínio de outros idiomas)."

 

Carlos Roberto Niemeyer
Empresário, campeão mundial de voo livre por equipes em Monte Cucco na Italia em 2009 ; e bi campeão Brasileiro de asa delta ; "Carlinhos Niemeyer" é conhecido internacionalmente como um dos melhores e mais técnicos pilotos de asa delta.

Como empresário, é proprietário do famoso  "Quiosque do Voo Livre" em São Conrado - um tradicional ponto de encontro da tribo do Voo Livre , também muito frequentado por turistas do Brasil e do mundo inteiro  - aonde se come um açaí de muito bôa qualidade . 

http://harasniemeyer.com.br/index.php/sitio-haras-niemeyer/

 

"Piloto de Vôo Livre de técnica refinada e espírito competitivo apurado,  com diversas conquistas importantes no currículo de mais de 35 anos no esporte, consegue como poucos manter os olhos apaixonados de todos aqueles que se iniciam na aventura e no prazer de sobrevoar os céus de São Conrado e do Rio de Janeiro, contagiando seus amigos e alunos com a sua visão romântica das maravilhas da Cidade Maravilhosa vista do alto."
 

Guto Villas Bôas

Executivo há décadas em grandes empresas de renome na industria da moda e vestuário, continua sendo um praticante e entusiasta do voo livre desde 1978 ;  com muita experiencia em competições nacionais e internacionais de "Cross Country"; e "expert" nas decolagens a reboque por lanchas, ultraleves e automóveis, o que aprendeu em viagens para a Australia e Estados Unidos, aonde fez cursos intensivos com a família "Moyes" e em "Cypress Gardens" ; respectivamente . 

"Você é um verdadeiro mestre, sempre habilidoso e incansável na arte dos voos de permanência nos céus de São Conrado.
Seu astral em sintonia com a natureza e seu espírito de um verdadeiro pássaro contagiam e convencem que voar é maravilhoso.
Obrigado por me ter como um irmão passarinho."

 

Geraldo Nobre

Engenheiro, um veterano e grande entusiasta do Voo Livre de competição; que além de ter sido várias vezes campeão brasileiro é o recordista de distância decolando da Pedra Bonita em São Conrado, para pousar em Juiz de Fora, Minas Gerais, voando uma distancia de 150 kms - um feito que além de inédito, é abosultamente extraordinário:

http://blog.vils.com.br/2008/02/geraldo-nobre-o-recorde-de-distncia.html

 

 

  

 

QUEM SOMOS