top of page

Sendo um grande entusiasta do voo livre, e habilitado como instrutor e piloto de voo instrucional há 32 anos pela Associação Brasileira de Voo Livre, já  voei com pessoas de todos os tipos, nacionalidades, faixas etárias e etc, etc; tendo voado algumas vezes com os meus filhos e sobrinhos desde pequenos .

 

Tudo o que precisamos para realizar um voo instrucional seguro e prazeroso , é uma bôa corrida de aprox. 5 metros na plataforma / rampa de decolagem ,  algo bem simples e fácil para qualquer pessoa que queira experimentar a sensação maravilhosa  e aprender as manobras básicas numa asa delta : a decolagem e o pouso.

 

O voo duplo instrucional de asa delta inclui 1 video e várias fotos em HD, ambos feitos pela camera GOPRO instalada na asa . 

Alem disso há uma taxa administrativa e de manutenção de R$ 50,00 – que inclui também o seguro aéreo e terrestre - ; a ser paga na associação no ato da inscrição, quando o aluno receberá uma carteira de aluno válida por 6 meses. O pagamento do voo é feito a vista logo após o voo .

 

O ponto de encontro poderá ser no "quiosque do Voo Livre" , que fica em frente ao numero 1500 da Avenida Prefeito  Mendes de Moraes , na praia do Pepino em São Conrado , aonde pode se chegar fácilmente de ônibus , taxi ou van .  Ou , se o aluno preferir, podemos nos encontrar na entrada do Shopping São Conrado Fashion Mall , que fica exatamente em frente a minha e bem perto do São Conrado Clube de Voo Livre .

 

A operação tôda a partir da chegada em São Conrado ( registro do voo no clube , subida para a rampa, montagem da asa e duração média do voo ), leva entre 60 e 90 minutos. A duração do voo dependerá sempre das condições climáticas do dia  , podendo levar em média, aproximadamente entre 8 e 20 minutos . O voo livre aqui em São Conrado é considerado o melhor voo urbano no mundo, devido a perfeita combinação de vários fatores que permite a sua realização na maior parte do ano , como em nenhum outro lugar .

 

Quanto a antecedencia necessária para marcar o voo, nada impede que o aluno queria marcar para voar no mesmo dia; porem , é sempre melhor ligar com 1 ou 2 dias de antecedencia ,para que possamos marcar em função da previsão do tempo e da minha disponibilidade .

 

Obs :

- Vale dizer que para a pratica do voo livre instrucional em asa delta , alguns dias nublados são tão bons ; ou as vezes,  ate melhores do que os dias de sol !

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

Com quantos anos já posso fazer o Voo duplo de instrução?
A partir dos 16 anos já é permitido voar, sendo que menores de idade (16 e 17 anos) devem estar acompanhados dos responsáveis diretos (pai ou mãe), ou os responsáveis devem enviar com pelo menos dois dias de antecedencia um e-mail para o Clube de Voo Livre  contato@cscvl.com.br com os seguinte documentos:
- Nome completo do responsável que autoriza, com a cópia da identidade e o cpf  ;
- nome completo do menor, com a cópia da identidade e o cpf (caso tenha)  ;
- nome completo e a matricula do instrutor ( no caso : Guilherme Ribeiro da Gama, matricula RC 213)

Não existe uma idade limite para voar desde que esteja apto a seguir as orientações do instrutor; sendo a mais importante para a realização do voo , a capacidade de dar uma curta corrida de aproximadamente 5 ou 6 metros.

Qual o limite de peso para o voo?
Não existe um limite máximo de peso. Para pessoas acima de 90 quilos é recomendado voar nos dias com algum vento na decolagem e no pouso.

Com que roupa devo voar?
É recomendável que as mulheres evitem voar de saias, mas não existe nenhuma restrição ao tipo de roupa. Recomenda-se o uso de tenis ou qualquer outro tipo de calçado fechado, sendo mais indicado o uso de tênis que é mais confortável na hora da decolagem. Caso seja necessário, as pessoas podem guardar objetos pequenos como brincos, telefones, relógio no compartimento existente no cinto (" harness") que é fechado por um  zíper.


Posso levar meu telefone ou camera fotógráfica pra registrar o voo ?

Não. É proibido levar equipamento de fotografia ou filmagem nas mãos para que não caia lá de cima. Mas não se preocupe. O Voo é registrado com uma camera GOPRO acoplada na Asa e disponibilizado que registra em vídeo e fotos todo o voo.

 

 

 
DECOLAGEM

Dependendo da intensidade do vento no dia, é necessário dar mais ou menos passos durante a corrida ; porém,  o mais importante para uma decolagem perfeita é sempre fazer uma corrida firme até dar uns 2 passos no ar  além da rampa/ plataforma,  para não "pular" antes de dar os 2 últimos passos na corrida na rampa/ platafoma, o que é muito importante para que a asa decole com boa estabilidade e sustentação . Ao contrário do que muitos podem pensar, na decolagem do voo livre não se "pula" em momento algum durante a sua execução.

Dicas para uma decolagem perfeita:

Uma boa concentração antes de começar a corrida, com o corpo bem ereto e a visão focada na linha do horizonte. A corrida deve ser forte e progressiva a partir dos primeiros passos  sob o comando do piloto/instrutor. Para uma decolagem perfeita ; correr é sempre o mais importante !

Logo após a decolagem o aluno começa a entender que a asa realmente voa sozinha , e é fácilmente comandanda pelo instrutor ...

VOO

Voar livre numa asa delta é uma atividade muito mais simples e tranquila do que muitos imaginam, muitas vezes descrito pelos que o experimentam, como um verdadeiro sonho acordado. Ainda mais num lugar com a localização geográfica como da Pedra Bonita em São Conrado - Rio de Janeiro - Brasil , aonde na maior parte dos 365 dias do ano, o vento sopra do mar proporcionando muita estabilidade e prazer durante todo os voos.

A partir do momento que a asa entra em voo, os alunos/passageiros  ficam deslumbrados com a sensação de liberdade plena, e imediatamente constatam que de fato a asa voa, praticamente, sozinha.

Geralmente, durante o voo é permitido que o aluno/passageiro coloque suavemente as mãos na barra de comando, para assim entender como a asa pode ser fácilmente pilotada.

POUSO

O pouso é a manobra de encerramento do voo  e geralmente acontece de maneira muito tranquila e suave,  pois além da área de pouso na praia de São Conrado ser enorme no seu comprimento e largura , o mesmo acontece na superficie macia que é a areia fofa da praia. 

Na manobra de pouso a posição do passageiro deve ser exatamente igual a adotada na decolagem; ou seja, as pernas bem esticadas para baixo, tronco ereto e com os joelhos bem  firmes, para tocar a areia e dar algus passos firmes no exato momento em que assim for solicitada pelo instrutor. Quanto mais vento tiver no pouso; menor a necessidade de dar alguns passos, e mais fácil a execução de um pouso perfeito - muitas vezes até sem dar um passo sequer.

INFOS COMPLEMENTARES

 

SÃO CONRADO

Sou um morador e grande entusiasta do vale de São Conrado há 38 anos, desde a mudança do Leblon para cá com a minha família em 1975. Pela sua geografia privilegiada e  beleza natural exuberante, graças ao relevo imponente que tão bem o caracteriza, eu considero esse lugar o mais bonito dentre todos que eu conheço pelo mundo; e, por isso mesmo me sinto um privilegiado por morar e trabalhar todos os dias aqui, bem em frente de casa, e completamente integrado com tudo isso.

Além de sua beleza e imponência, a nossa Pedra da Gávea é o maior bloco de rocha sólida (granito) localizada a beira mar em todo o mundo; e a face do gigante que fica virada para o seu lado norte,  intriga a todos que a avistam, pela perfeição dos detalhes que tão bem define os seus traços ...

 

 

PEDRA BONITA

A Pedra Bonita juntamente com a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e do Cochrane, é uma das belíssimas montanhas que formam o vale de São Conrado. Um pouco abaixo do seu topo está localizada a nossa rampa de decolagem, que pode ser considerada como a melhor que existe em todo o mundo, para os pilotos iniciantes que querem aprender a voar livre nas correntes ascendentes lisas e fartas por aqui com muita frequencia durante todo o ano. De poucos tempo prá cá, nos finais de semana a Pedra Bonita tem recebido muitos visitantes, nacionais e estrangeiros - que fazem a belíssima e tranquila caminhada até o seu topo para admirar toda a beleza natural que se avista de lá  ...

VOO LIVRE

O voo livre se iniciou no Brasil,  em São Conrado - Rio de Janeiro 1974; por intermédio de um Francês - "Stephan Dunoyer de Segonzac" -,  que realizou o primeiro voo em São Conrado (vide: http://ofiaes.blogspot.com.br/2008/04/asa-ganhando-pedra-da-gvea-em-1974.html), para depois voar de alguns outros lugares entre a Pedra da Gávea e o Corcovado , até passar os seus conhecimentos para o primeiro brasileiro; o carioca Luiz Claudio Mattos, que a partir de então começou a ensinar e encantar os primeiros "aventureiros", que se tornaram os pioneiros desse esporte no Brasil. 

Como comecei a voar livre em 1978, tive o enorme prazer de voar com alguns deles, muitos dos quais se tornaram grandes amigos até os dia de hoje ...

bottom of page